OTIMIZAÇÃO TERMODINÂMICA DO CICLO EJETOR – SOLAR
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2261Palavras-chave:
Ciclo Ejetor, Termodinâmica, Energia Solar, OtimizaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo uma melhor compreensão do ciclo ejetor-solar (de um e dois estágios), levando-se em conta a geração mínima de geração de entropía do sistema como um problema termodinâmico. É investigada a existência de um fluxo máximo para o efeito refrigerante. A análise ocorre relacionando-se a taxa de geração de entropia, os parâmetros físicos e de operação, e as restrições do sistema, através dos princípios da transferência de calor. A segunda lei da termodinâmica é considerada como sendo a ferramenta para a determinação do ótimo rendimento termodinámico.
Downloads
Referências
Bejan, A., Vargas, J. V. C., Sokolov, M., 1995. Optimal Allocation of a Heat-Exchanger Inventory in Heat Driven Refrigerators, Int. J. Heat Mass Transfer, Vol. 38, No. 16, pp. 2997-3004.
Klein, S.A., Alvarado, F.L., 2005. F-chart Software, Engineering Equation Solver (EES), Madison, Usa.
Medina Tapia, G. I., 1997. Otimização termoeconômica de ciclo de refrigeração por compressão por ejetor auxiliado com energia solar, Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
Medina Tapia, G. I., 2005. Análise termoeconômica de um sistema de cogeração a gás natural cunjugado a ciclo ejetor-solar, Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
Sokolov, M., Hershgal, D., 1993. Optimal Coupling and Feasibility of a Solar - Powered Year - Round Air Conditioner, Solar Energy, Vol. 50, No. 6, pp. 507-516.
Vargas, J. V. C., Sokolov, M., Bejan, A., 1996. Thermodynamic Optimization of Solar-Driven Refrigerators, Journal of Solar Energy Engineering, Vol. 118, No. 2, pp. 130-135, May.