POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM ALIMENTADORES COM PICO DE DEMANDA DIURNO

Autores

  • Carolina Brandão Pereira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Knob Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Rüther Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2012.2274

Palavras-chave:

sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica, posicionamento estratégico, redução pico de demanda

Resumo

Desde a década de 70, o Brasil vem sofrendo períodos de restrições financeiras e de crises no setor elétrico nacional. Estratégias no sentido de controlar a curva de carga principalmente nas horas de pico devem começar a ser prioridades no setor elétrico. Uma das alternativas de deslocamento dessa carga é a utilização de sistemas fotovoltaicos interligados à rede de energia elétrica, disseminando dessa forma a geração nos pontos consumidores. Percebe-se que o pico de carga diurno é devido principalmente à utilização de ar condicionado e dado justamente em casos onde a disponibilidade solar é alta. As curvas de carga, para regiões de “consumo diurno”, serão analisadas e comparadas com a capacidade de geração fotovoltaica (FV). Para isso será calculado o Fator Efetivo de Capacidade de Carga (FECC) de sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica, traduzindo a capacidade das plantas fotovoltaicas em garantir o suprimento do consumo para uma determinada região analisada. Esse fator será relevante quando existir insolação adequada e consumo energético crescente, ou seja, onde haja a necessidade de expansão do sistema elétrico, principalmente de transmissão e distribuição. A análise pode ser feita para qualquer região da qual se tenha dados de geração solar e de consumo. Os estudos poderão comprovar na prática a eficiência de sistemas fotovoltaicos na redução do pico de demanda diurno. O trabalho visa estabelecer uma metodologia de identificação dos sítios onde a geração fotovoltaica possa ser aplicada com o máximo de benefícios.

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Biografia do Autor

Carolina Brandão Pereira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Engenharia da Mobilidade

Paulo Knob, Universidade Federal de Santa Catarina

Ricardo Rüther – ruther@mbox1.ufsc.br
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Civil

Ricardo Rüther, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Civil

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Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Anais