PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM CONVERSOR SEPIC PARA CONDICIONAMENTO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2012.2276Palavras-chave:
Energia Solar Fotovoltaica, Conversor Sepic, Seguidor de Máxima PotênciaResumo
Neste trabalho apresentam-se os passos desde o projeto, construção e teste de um conversor Sepic para condicionamento da energia solar fotovoltaica. O conversor serve como MPPT (Maximum Power Point Tracker) fazendo com que os módulos fotovoltaicos operem sempre no ponto de máxima potência. É utilizado um algoritmo baseado na característica do conversor para controlá-lo. Para validar a proposta foram realizadas simulações computacionais no software PSIM, onde se pôde emular, através do recurso de DLL (Dynamic Link Library), um microcontrolador. Foi construído um protótipo e obtidos resultados experimentais que são apresentados.
Downloads
Referências
Coelho, R. F(2008). Estudo dos conversores Buck e Boost aplicados ao Rastreamento de Máxima Potência de Sistemas Solares Fotovoltaicos Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina.
dos Santos, W.M; Marc on, R.C; Martins, D. C. (2010). ”Proposta de MPPT para Painéis Fotovoltaicos Utilizando apenas Sensor de Tensão e Aproveitando a Impedância Característica do Sepic”. XIII Congresso Brasileiro de Automática (CBA), Bonito-Ms.
Fraidenraich, N. et al . Análise Prospectiva da Introdução de Tecnologias Alternativas no Brasil. Tecnologia Solar Fotovoltaica. Grupo de Pesquisas em Fontes Alternativas de Energia – Grupo FAE, UFPE.
Martins, D.C; Barbi, I. (2006). ”Eletrônica de Potência: Conversores CC-CC Básicos não Isolados”. 2ª ed. rev. Florianópolis: Ed. dos autores.
Martins, D.C; Coelho, R.F; dos Santos, W.M. (2011). ”Técnicas de rastreamento de máxima potência para sistemas fotovoltaicos: Revisão e novas propostas.” Mini-Curso. Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência (Cobep), Natal-Brasil.