PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM CONVERSOR SEPIC PARA CONDICIONAMENTO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Autores

  • Walbermark Marques dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo César Marcon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denizar Cruz Martins Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2012.2276

Palavras-chave:

Energia Solar Fotovoltaica, Conversor Sepic, Seguidor de Máxima Potência

Resumo

Neste trabalho apresentam-se os passos desde o projeto, construção e teste de um conversor Sepic para condicionamento da energia solar fotovoltaica. O conversor serve como MPPT (Maximum Power Point Tracker) fazendo com que os módulos fotovoltaicos operem sempre no ponto de máxima potência. É utilizado um algoritmo baseado na característica do conversor para controlá-lo. Para validar a proposta foram realizadas simulações computacionais no software PSIM, onde se pôde emular, através do recurso de DLL (Dynamic Link Library), um microcontrolador. Foi construído um protótipo e obtidos resultados experimentais que são apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walbermark Marques dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto de Eletrônica de Potência, Departamento de Engenharia Elétrica

Ricardo César Marcon, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto de Eletrônica de Potência, Departamento de Engenharia Elétrica

Denizar Cruz Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto de Eletrônica de Potência, Departamento de Engenharia Elétrica

Referências

Coelho, R. F(2008). Estudo dos conversores Buck e Boost aplicados ao Rastreamento de Máxima Potência de Sistemas Solares Fotovoltaicos Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina.

dos Santos, W.M; Marc on, R.C; Martins, D. C. (2010). ”Proposta de MPPT para Painéis Fotovoltaicos Utilizando apenas Sensor de Tensão e Aproveitando a Impedância Característica do Sepic”. XIII Congresso Brasileiro de Automática (CBA), Bonito-Ms.

Fraidenraich, N. et al . Análise Prospectiva da Introdução de Tecnologias Alternativas no Brasil. Tecnologia Solar Fotovoltaica. Grupo de Pesquisas em Fontes Alternativas de Energia – Grupo FAE, UFPE.

Martins, D.C; Barbi, I. (2006). ”Eletrônica de Potência: Conversores CC-CC Básicos não Isolados”. 2ª ed. rev. Florianópolis: Ed. dos autores.

Martins, D.C; Coelho, R.F; dos Santos, W.M. (2011). ”Técnicas de rastreamento de máxima potência para sistemas fotovoltaicos: Revisão e novas propostas.” Mini-Curso. Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência (Cobep), Natal-Brasil.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Anais