PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DE TESTES PARA BATERIAS ESTACIONÁRIAS CONECTADAS EM SÉRIE

Autores

  • Joseandro Gomes de Lima Brasilio Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Germano Pinto Guedes Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2012.2305

Palavras-chave:

Energia Solar, Instrumentação, Medidas Elétricas

Resumo

O uso de energia solar é uma opção quando não existe acesso à rede de energia elétrica convencional podendo ser usada em diversas aplicações, tais como científicas e residencias. Um exemplo de aplicação da energia solar está no Observatório Pierre Auger de Raios Cósmicos, na Argentina, que possui 1600 detectores de radiação de superfície instalados no deserto da patagônia amarela. Cada um desses detectores possui uma instalação fotovoltaica que possibilita o funcionamento do detector de forma autônoma 24 horas por dia. Em cada detector há um sistema de monitoramento que realiza, periodicamente, medidas elétricas e térmicas. Este sistema permitiu-nos conhecer um comportamento anômalo das baterias usadas nestas instalações quando ligadas em série, que, em geral, não é percebido pelos usuários destes sistemas fotovoltaicos: ainda mantendo a soma igual a 24V da regulação, as tensões das baterias se desequilibram, ficando uma maior que a outra. Este desbalanço aumenta a cada ciclo de carga e descarga (dia-noite), como consequência, as baterias têm seus valores de tensão máximo e mínimo recomendados desrespeitados. Para estudar o problema em laboratório sem, para isto, depender da disponibilidade de sol, projetamos e montamos um sistema capaz de comandar ciclos de carga e descarga das baterias com corrente estabilizada e ajustável, monitorando continuamente as tensões das baterias. O sistema é composto dos seguintes dispositivos: descarregador (DB) e recarregador (RB) de baterias, ambos com corrente estabilizada programável e um controlador analógico de carga e descarga (CACD) que controla todo o ciclo. Apresentamos os resultados de testes dos dispositivos desenvolvidos e testes de baterias com estes equipamentos, onde mostramos e quantificamos ocomportamento anômalo das tensões nas baterias e o desbalanço de suas cargas ciclo após ciclo até próximo da sua exaustão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseandro Gomes de Lima Brasilio, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana

Germano Pinto Guedes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana

Referências

Aguera, A.L.; E. Lorenzo, E., Marques, P. G.,Rodriguez, I. C., Zas, E., Solar Panels for Auger Southern Observatory: A quality check, GAP Note 2005-106.

Aguera, A.L., Rodriguez, I., Torres, C.M., Barbosa, A.F., Pepe, I.M., Guedes, G.P., Soares, L.C.S., Rosolem, M.F.N.C., Batteries Performance Characterization-II, GAP Note 2008-043.

Barbosa, A.F., Pepe, I.M., Guedes, G.P., Soares, L.C.S., Aguera, A.L., Rodriguez, I., Rosolem, M.F.N.C., Batteries Performance Characterization-I, GAP Note 2007-022.

Boylestad, R.L., 2004. Introdução à Análise de Circuitos, 10ª ed., Pearson Prentice Hall ().

Grupo de Trabalho de Energia Solar - GTES, 2004. Cepel-Cresesb, Manual de Engenharia Para Sistemas Fotovoltaicos, PRC-Prodeem.

Hayt, W.H. Jr., Kemmerly, J.E., Durbin, S.M., 2008. Análise de Circuitos em Engenharia, 7ª ed, McGraw Hill.

Palz, W., E 1981. Energia Solar e fontes alternativas. ed. rev. e ampl Sao Paulo: Hemus.

Solar Energy International – SEI, 2004. Photovoltaics: Design and Installation Manual, New Society Publishers.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Anais