DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA PARA USO DOMICILIAR COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Autores

  • Daniel Jordão de M. Rosa Universidade de São Paulo
  • Roberto Zilles Universidade de São Paulo
  • Maria Cristina Fedrizzi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2012.2320

Palavras-chave:

Dessalinização de Água Salobra, Tratamento Domiciliar, Sistemas Fotovoltaicos

Resumo

Grande parte da população rural do semi-árido brasileiro sofre com problemas de acesso à água de qualidade. A exploração da água subterrânea representa uma das principais alternativas para o abastecimento dessa parcela da população, mas muitas vezes os poços perfurados encontram-se longe da rede elétrica, dificuldade que poderia ser contornada com a utilização de sistemas fotovoltaicos de bombeamento. Além da dificuldade de acesso a água nessa região, muitos poços apresentam água com altos níveis de salinidade, o que inviabiliza esses mananciais para o fornecimento de água potável. O presente trabalho tem como objetivo verificar se a adaptação de sistemas de dessalinização de pequeno porte disponíveis comercialmente com o acoplamento a geradores fotovoltaicos pode potencializar a difusão dos sistemas fotovoltaicos de bombeamento em poços de água com alto teor de sais dissolvidos e se essa opção pode representar uma alternativa de fornecimento de água para a população rural de áreas com problemas de salinização dos mananciais de abastecimento. A opção analisada consiste em um sistema duplo de tratamento de água do tipo “ponto de uso” (SPU).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Jordão de M. Rosa , Universidade de São Paulo

Instituto de Eletrotécnica e Energia, Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos

Roberto Zilles , Universidade de São Paulo

Instituto de Eletrotécnica e Energia, Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos

Maria Cristina Fedrizzi , Universidade de São Paulo

Instituto de Eletrotécnica e Energia, Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos

Referências

ANA - Agência Nacional de Águas, 2006. Atlas Nordeste - Abastecimento Urbano de Água: alternativas de oferta de Água para as Sedes Municipais da Região Nordeste do Brasil e do Norte de Minas Gerais, Brasília-DF.

Ashbolt, N. J., 2004. Microbial contamination of drinking water and disease outcomes in developing regions,

Toxicology, n.198, p. 229–238.

Bernardo, L. D., Dantas, A. D. B., 2005. Métodos e Técnicas de Tratamento de Água, Rima Editora, São Carlos-SP. Brasil, 2007. Lei Nº 11.445 de 5 de janeiro de 2007, Diário Oficial da União, Brasília-DF.

CPRM – Serviço Geológico do Brasil, 2001. Programa de Água Subterrânea para a Região Nordeste - Programa Anual de Trabalho, Brasília-DF.

CPRM – Serviço Geológico do Brasil e PRODEEM – Programa de Desenvolvimento Energético dos Estados e

Municípios, 2003. Água Subterrânea e Energia no Semiárido (apresentação da palestra), Rio de Janeiro-RJ.

FUNASA - Fundação Nacional de Saúde, 2010. Impactos na saúde e no sistema único de saúde decorrentes de agravos relacionados a um saneamento ambiental inadequado, Brasília-DF.

Jalfim, F.T., 2001. Considerações sobre a viabilidade técnica e social da captação e armazenamento da água da chuva em cisternas rurais na região semi-árida brasileira, Simpósio de Captação de água de chuvas no semi-árido, Campina Grande-PB.

Howard, G., Bartram, J., 2003. Domestic Water Quantitity, Service and Health, Organização Mundial de Saúde, Suíça.

IPEA - Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2008. PNAD-2007: Primeiras Análises, volume 5 – Saneamento Básico e Habitação, Brasília-DF.

Lima, A. S., Bernardes, R. S., 2001. Levantamento Epidemiológico das Condições Sanitárias da Água para

Abastecimento Público na Cidade de Redenção (PA), 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e

Ambiental, João Pessoa-PB.

MDS - Ministério do Desenvolvimento Sustentável, 2007. Catálogo de Indicadores de Monitoramento dos Programas do Ministério de Desenvolvimento Sustentável, Brasília-DF. Ministério da Saúde, 2004. Portaria nº 518, Brasília-DF.

Ministério do Meio Ambiente, 2005. Resolução CONAMA no 357, Brasília-DF.

Mejia, A., Azevedo, L. G. T., Gambrill, M. P., Baltar, A. M., Triche, T., 2003. Série Água Brasil: Água, Redução de pobreza e Desenvolvimento Sustentável, Brasília-DF.

Peter-Verbanets, M., Zurbrügg, C., Swartz, C., Pronk, W., 2009. Decentralized systems for potable water and the potential of membrane technology, Water Research, n.43, p. 245-265.

PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2006. Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) - A água para lá da escassez: poder, pobreza e a crise mundial da água EUA.

SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1995. Água Potável via Energia Solar, Revista Ciência Hoje, vol.19, n.110.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

Rosa , D. J. de M., Zilles , R., & Fedrizzi , M. C. (2012). DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA PARA USO DOMICILIAR COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS, 1–8. https://doi.org/10.59627/cbens.2012.2320

Edição

Seção

Anais