LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DA ILHA DO MARAJÓ

Autores

  • Mailson Borges Teles Universidade Federal do Pará
  • Heitor Alves Barata Universidade Federal do Pará
  • Hallan Max Silva Souaa Universidade Federal do Pará
  • João Tavares Pinho Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2012.2324

Palavras-chave:

Ilha do Marajó, Sistemas de Informações Geográficas, Energias Renováveis

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo que está sendo realizado na Ilha do Marajó, localizada no estado do Pará, que tem como principal objetivo a elaboração de mapas temáticos que apresentem o potencial de geração de energia elétrica das localidades da ilha, através das fontes renováveis como solar, eólica, hídrica e biomassa. Para tanto, são abordados conceitos sobre Sistemas de Informações Geográficas (SIG), bem como estudo de banco de dados geográficos e também sobre o software necessário para a integração de tais bancos de dados. Em seguida são apresentados os resultados preliminares dos mapas temáticos sobre energia solar e eólica. Vale ressaltar que o projeto que deu origem a este trabalho apresenta-se em execução, com várias etapas ainda a serem realizadas, tais como as visitas às prefeituras dos Municípios para levantamento da demanda energética e a instalação de estações meteorológicas com o objetivo de obter dados mais precisos da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mailson Borges Teles , Universidade Federal do Pará

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Abaetetuba-PA

Heitor Alves Barata , Universidade Federal do Pará

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia – INCT-EREEA, Belém-PA

Hallan Max Silva Souaa , Universidade Federal do Pará

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Abaetetuba-PA.

João Tavares Pinho , Universidade Federal do Pará

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia – INCT-EREEA, Belém-PA

Referências

Amarante, O. A. C., Brower, M., Zack, J., de Sá, A. L. 2001. Atlas do potencial eólico brasileiro. Brasília: Ministério de Minas e Energia / Eletrobrás / CEPEL / CRESESB.

Barbosa, C. F. O., Pinho, J. T., 2007. Experiências com a geração de energia elétrica utilizando sistemas híbridos em vilas isoladas da Amazônia. SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, Rio de Janeiro.

Câmara, G. et al. 2001. Introdução à Ciência da Geoinformação. São José dos Campos, INPE, (on-line, 2a. edição, revista e ampliada).

Equipe de desenvolvimento do Quantum GIS. Guia do usuário: Quantum GIS versão 1.6.0 ‘Copiaó’. Traduzido por Arthur Nanni, Paulo Henrique Machado, Yuri Calazans, Grasiela Willrich e Rodrigo Sperb.

Fitz, P. R., 2008. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo, Oficina de textos, pp. 11-70.

Ministério de Minas e Energia. Seção Programas; programa luz para todos. Disponivel em <http://luzparatodos.mme.gov.br/luzparatodos/asp/> acessado em 10 de Abril de 2012.

Segundo, E. I. C., 2009. Estudo de energia eólica para a ilha de Marajó. Dissertação (Mestrado em Meteorologia)– Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos.

Viana, T. S., 2010. Potencial de Geração de Energia Elétrica com Sistemas Fotovoltaicos com Concentrador no Brasil. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Anais