ANÁLISE GEOMÉTRICA E DIFERENCIAL DE CARACTERÍSTICAS EÓLICAS EM RELAÇÃO AOS PARÂMETROS DA DISTRIBUIÇÃO DE WEIBULL

Autores

  • Luís Roberto Almeida Gabriel Filho Universidade Estadual Paulista
  • Camila Pires Cremasco FATEC - Faculdade de Tecnologia
  • Fernando de Lima Caneppele Universidade de São Paulo
  • Odivaldo José Seraphim Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2012.2328

Palavras-chave:

derivadas parciais, fator de forma, fator de escala

Resumo

O estudo do comportamento do vento em uma determinada região é em geral realizado por distribuições estatísticas do tipo densidade de probabilidade, isto é, a probabilidade da velocidade do vento ser igual a um determinado valor. Tais distribuições devem ser determinadas relacionando o número de ocorrências de cada velocidade média horária com o total de horas do período em análise, de forma a obter a descrição estatística do regime de ventos no local, que pode ser realizada por expressões analíticas como a distribuição de Weibull. A grande contribuição desta distribuição para a análise do comportamento eólico é sua caracterização por dois parâmetros, o fator de forma (c) e o fator de escala (k), que possibilitam determinar a velocidade média anual, a variância da velocidade e a densidade de potência média do vento. O objetivo deste trabalho é analisar estas características eólicas em função dos parâmetros de Weibull, gerando superfícies e verificando as influências causadas pela variação de tais parâmetros com auxílio de derivadas parciais, estudando a variação do incremento nos fatores de forma e escala. Para isto, foram necessárias definições da velocidade média anual, a variância e a densidade de potência média do vento a fim que fossem relacionadas com os fatores de forma e escala. A análise geométrica e diferencial realizada permitiu concluir que quanto maiores são os valores do fator de forma, menor seriam as variações de vento do local estudado. Por outro lado, verificou-se que o fator de escala esta associado à velocidade média anual e à densidade de potência, sendo que sua maior amplitude resulta o aumento nestas grandezas. Desta maneira, este dimensionamento da quantificação histórica do vento faz-se necessária antes da instalação de turbinas ou parques eólicos, sendo que o estudo destes parâmetros é de grande relevância na escolha de locais para tais empreendimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Roberto Almeida Gabriel Filho , Universidade Estadual Paulista

UNESP - Campus Experimental de Tupã

Camila Pires Cremasco , FATEC - Faculdade de Tecnologia

Campus de Presidente Prudente

Fernando de Lima Caneppele , Universidade de São Paulo

USP - Departamento de Engenharia de Biossistemas

Odivaldo José Seraphim , Universidade Estadual Paulista

UNESP - Departamento de Engenharia Rural

Referências

Castro, R. M. G., Introdução à energia eólica, Universidade Técnica de Lisboa: Série Energias Renováveis e Produção Descentralizada, Lisboa, (2004) p. 82.

Cremasco, C. P., Gabriel Filho, L. R. A., Gabriel, L. R. A. Métodos Computacionais Aplicados à Energia na Agricultura, 1. ed. Adamantina: Editora Espaço Cultural do Brasil, 2009. v. 1. 130 p.

Gabriel Filho, L. R. A. Análise e modelagem geométrica da potência gerada por um sistema híbrido solar fotovoltaico eólico, Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista: Faculdade de Ciências Agrárias, Botucatu, (2007) p. 136.

Gabriel Filho, L. R. A., Seraphim, O. J., Cremasco, C. P., Caneppele, F. de L. Metodologia da determinação dos parâmetros característicos de sistemas eólicos de geração de energia, Revista Technologia (Canoas), v. 9, p. 15-27, 2008.

Gabriel Filho, L.R.A.; Cremasco, C.P.; Seraphim, O.J.; Caneppele, F.L. Caracterização analítica e geométrica da metodologia geral de determinação de distribuições de Weibull para o regime eólico e suas aplicações. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 31, n. 1, 2011.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Anais