ANÁLISE DO PERFIL DE ALUNOS ATENDIDOS NOS CURSOS QUALIFICA MAIS ENERGIFE – IFSP - CAMPUS GUARULHOS X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR

Autores

  • Marcelo Kenji Shibuya Instituto Federal de São Paulo
  • Alexandre dos Santos Ribeiro Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2364

Palavras-chave:

Energia Fotovoltaica, pesquisa de curso, capacitação

Resumo

As instalações fotovoltaicas no Brasil chegaram ao montante de 760 mil instalações até o ano de 2022, fazendo com que a potência instalada em mini e microgeração chegasse a 7,46GW. A oferta dos cursos de formação de mão de obra para realizar as instalações de sistemas fotovoltaicos tem uma grande responsabilidade para sustentar o crescimento da quantidade e qualidade dessas instalações. Os cursos de instalação de sistemas fotovoltaicos no campus Guarulhos do IFSP tiveram a sua oferta iniciada no ano de 2019, primeiramente como um curso de extensão, passando em 2023 a ser ofertado dentro do programa Qualifica Mais EnergIFE, totalizando a quantidade de 9 diferentes turmas e mais de 220 alunos atendidos nesse período todo. O Qualifica Mais EnergIFE é um programa de qualificação profissional organizado pela SETEC/MEC, cujo objetivo é impulsionar a economia e o fortalecimento da empregabilidade, da inclusão produtiva e da geração de renda sendo o curso de Eletricista de Energias Renováveis (que tem como foco central a instalação fotovoltaica). Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas de início de curso que foram aplicados aos alunos dos cursos de formação de obra para instalação de sistemas fotovoltaicos do campus Guarulhos do IFSP. Os resultados mostraram a diferença de perfil e expectativas dos alunos matriculados em cada turma do curso e para fins de análise, o presente artigo faz uma comparação entre os resultados de cada ano de oferta dos cursos, mostrando a variação ocorrida com relação ao perfil dos alunos atendidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Kenji Shibuya, Instituto Federal de São Paulo

Câmpus Guarulhos.

Alexandre dos Santos Ribeiro, Instituto Federal de São Paulo

Câmpus Guarulhos.

Referências

ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). SIGA – Sistema de Informações de Geração ANEEL. Disponível em https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNjc4OGYyYjQtYWM2ZC00YjllLWJlYmEtYzdkNTQ1MTc1NjM2IiwidCI6IjQwZDZmOWI4LWVjYTctNDZhMi05MmQ0LWVhNGU5YzAxNzBlMSIsImMiOjR9. Consulta realizada em 15/10/2023.

Knopki R. H. e Oliveira R. C. ENERGIF - Itinerarios Formativos em energias renováveis e eficiência energética. Brasilia. 2ª Edição. 2020

EPE – Empresa de Pesquisas Energéticas. Painel de dados de micro e minigeração distribuída. Disponível em https://dashboard.epe.gov.br/apps/pdgd/. Consulta realizada em 14/10/2023.

Florência, M., Trigoso, F. B. M., Desenvolvimento de competências e habilidades de energia solar fotovoltaica por meio de uma atividade extracurricular na educação profissional técnica. VII Congresso Brasileiro de Energia Solar. 2018.

Freitas, H., Oliveira, M., Saccol, A. Z., Moscarola, J. O método de pesquisa Survey. Revista de Administração. São Paulo. 2000.

IFSP – Instituto Federal de São Paulo. Programa Qualifica Mais. Disponível no site: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/115-assuntos/extensao/extensao-botao/2694-qualifica. Acesso em 20/10/2023.

IRENA – Renewable energy and jobs: Annual review 2023, International Renewable Energy Agency, Abu Dhabi and International Labour Organization, Geneva. 2023.

Martinez-Fernandez, C. et al. The role and impact of public sector-led initiatives in renewable energy; Paris: OECD Publishing; 2013.

MEC – Ministério da Educação. ENERGIAS RENOVÁVEIS - MEC amplia programa com foco em energias renováveis para as universidades. Disponível no site: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2022/mec-amplia-programa-com-foco-em-energias-renovaveis-para-as-universidades. Acesso em 19/10/2023.

Tolmasquim, M.T. (Organizador). Energia renovável: hidráulica, biomassa, eólica, solar, oceânica. Rio de Janeiro: EPE, 2016.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Shibuya, M. K., & Ribeiro, A. dos S. (2024). ANÁLISE DO PERFIL DE ALUNOS ATENDIDOS NOS CURSOS QUALIFICA MAIS ENERGIFE – IFSP - CAMPUS GUARULHOS X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2364

Edição

Seção

Anais