ANÁLISE DO CRESCIMENTO DA UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM DIFERENTES ÁREAS RESIDENCIAIS EM CIDADE DE MÉDIO PORTE NO SUL DO BRASIL

Autores

  • Ísis Portolan dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurício da Silva Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Quétilan Rodrigues Domingues Universidade Federal de Santa Maria
  • Mariana Almeida da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2407

Palavras-chave:

Energia Solar, Painéis fotovoltaicos, Condomínios horizontais

Resumo

O uso de energias limpas e renováveis vem se tornando uma questão de grande relevância no cotidiano da sociedade, sobretudo, no sentido da geração de energia sustentável e no crescimento da adesão de sistemas renováveis por consumidores residenciais. O presente estudo tem como principal objetivo identificar a evolução da adesão de sistemas de geração de energia solar por meio de módulos fotovoltaicos em condomínios horizontais na cidade de Santa Maria (RS). O estudo foi realizado por meio de observações de imagens de satélite do Google Earth, dentro de um recorte temporal de 10 anos, observando-se a área disponível para a instalação dos sistemas fotovoltaicos em telhados de três condomínios, e a evolução de instalação de módulos fotovoltaicos nas respectivas residências. O estudo teve enfoque na tipologia espacial de habitação do tipo de condomínios horizontais, tendo como análise: o condomínio Providence Clube Eco-Residencial São José, o Bauhaus Residencial e o Condomínio Terra Nova, todos eles localizados a leste do território urbano de Santa Maria. Observou-se através do estudo uma adesão gradativa ao longo dos anos a esse tipo de sistema, e um elevado percentual de instalação ao longo do ano de 2022. Assim, conclui-se que nesses locais a demanda por instalação de energia fotovoltaica teve crescimento expressivo nos últimos anos, mas que ainda não contempla a totalidade da disponibilidade de área utilizável para sua implantação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ísis Portolan dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

Maurício da Silva Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

Quétilan Rodrigues Domingues, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

Mariana Almeida da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

Referências

ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério Brasil 2022. Disponível em: https://www.abep.org/criterio-brasil. Acesso em: 03 fev. 2023.

ABRAHÃO, K. C. de F. J.; SOUZA, R. G. V. de. Estimativa da evolução do uso final de energia elétrica no setor residencial do Brasil por região geográfica. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 383-408, abr./jun. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/MC5DNWHS46jH6hCKKtCzFCc/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 03 fev. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA, ASSOLAR. 2022: o melhor ano da energia solar no Brasil. São Paulo: ABSOLAR, 2022. Disponível em: https://www.absolar.org.br/noticia/2022-o-melhor-ano-da-energia-solar-no-brasil/. Acesso em 11 jan. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Desempenho térmico de edificações Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro. 2005.

BRASIL. EPE, Anuário Estatístico de energia elétrica 2023 (Ano base 2022). Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/anuario-estatistico-de-energia-eletrica. Acesso em: 20 set. 2023.

GLOBO – Sintonia com a Sociedade. PANORAMA DAS CLASSES ABCDE. Disponível em: https://gente.globo.com/infografico-pesquisa-panorama-das-classes-abcde/. Acesso em: 03 fev. 2023.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Santa Maria. Rio de Janeiro, 2022

MOURA, Nina; NASCIMENTO, Marilene. Análise espacial da expansão urbana de Santa Maria-RS e tendências atuais. Boletim gaúcho de geografia, 2014. ISSN 2357-9447 versão online. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/42621. Acesso em: 15 jan. 2023.

ONU – Organização das Nações Unidas. Os objetivos de desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/7. Acesso em: 11 jan. 2023.

ROMES, Djalma. Clima subtropical geografia prof. Djalma Romes. Youtube, 10 jun. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s4cADdBUZq0. Acesso em: 15 jan. 2023.

SILVA, M. A. Análise da ocorrência de condomínios horizontais: o caso de Santa Maria, RS. Dissertação (Mestrado). Programa de pós-graduação e Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP/UFSM), Santa Maria, 2023.

WEATHER SPARK. Clima e condições meteorológicas médias em Santa Maria no ano todo. c2023. Disponível em: https://pt.weatherspark.com/y/29563/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Santa-Maria-Brasil-durante-o-ano#:~:text=Em%20Santa%20Maria%2C%20o%20ver%C3%A3o,superior%20a%2035%20%C2%B0C. Acesso em: 15 jan. 2023.

ZAMBONATO, Bruna. Influência do comportamento do usuário no consumo energético de habitações multifamiliares em Santa Maria, RS. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Programa de Pós Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2021.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Santos, Ísis P. dos, Oliveira, M. da S., Domingues, Q. R., & Silva, M. A. da. (2024). ANÁLISE DO CRESCIMENTO DA UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM DIFERENTES ÁREAS RESIDENCIAIS EM CIDADE DE MÉDIO PORTE NO SUL DO BRASIL. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2407

Edição

Seção

Anais