EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM ZONAS REMOTAS LOCALIZADAS NA REGIÃO AMAZÔNICA

Autores

  • Amanda Mendes Ferreira Gomes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Laís Cassanta Vidotto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kathlen Schneider Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniel Odilio dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucas Rafael do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Cristine Pan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Rüther Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2408

Palavras-chave:

Energia Solar, Educação Profissional e Tecnológica, Sistemas isolados

Resumo

O Brasil possui mais de 200 sistemas isolados, onde o suprimento de eletricidade é predominantemente dependente de fontes de energia não renováveis provenientes de derivados de petróleo. A hibridização destes sistemas é essencial para a redução dos impactos ambientais, econômicos e sociais no Brasil. A instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos isolados necessita de profissionais capacitados e treinados. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Itinerário Formativo para a Educação Profissional e Tecnológica com foco em pequenos sistemas isolados na Região Amazônica, capaz de guiar escolas técnicas e docentes na implementação de novos cursos de energia solar. A metodologia aplicada se baseou na identificação e mapeamento dos principais atores relevantes, na realização de entrevistas, na elaboração de um programa de capacitação destinado aos docentes dos centros de ensino e no desenvolvimento de conteúdo formativo. Dessa forma, foi proposto um curso com carga horária de 40 horas com o objetivo de desenvolver as capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas necessárias para a execução de serviços de montagem de componentes e estruturas de fixação, instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos isolados de pequeno porte, considerando os requisitos do projeto, os padrões e as referências técnicas, normativas, de saúde, segurança e de meio ambiente que se aplicam ao processo. Como parte do processo, os docentes foram treinados para a futura implementação do curso proposto.

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Biografia do Autor

Amanda Mendes Ferreira Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório Fotovoltaica.

Laís Cassanta Vidotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório Fotovoltaica.

Kathlen Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório Fotovoltaica.

Daniel Odilio dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório Fotovoltaica.

Lucas Rafael do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório Fotovoltaica.

Aline Cristine Pan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenharia de Gestão de Energia.

Ricardo Rüther, Universidade Federal de Santa Catarina

Laboratório Fotovoltaica.

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Publicado

2024-09-20

Como Citar

Gomes, A. M. F., Vidotto, L. C., Schneider, K., Santos, D. O. dos, Nascimento, L. R. do, Pan, A. C., & Rüther, R. (2024). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM ZONAS REMOTAS LOCALIZADAS NA REGIÃO AMAZÔNICA. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2408

Edição

Seção

Anais