EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM ZONAS REMOTAS LOCALIZADAS NA REGIÃO AMAZÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2408Palavras-chave:
Energia Solar, Educação Profissional e Tecnológica, Sistemas isoladosResumo
O Brasil possui mais de 200 sistemas isolados, onde o suprimento de eletricidade é predominantemente dependente de fontes de energia não renováveis provenientes de derivados de petróleo. A hibridização destes sistemas é essencial para a redução dos impactos ambientais, econômicos e sociais no Brasil. A instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos isolados necessita de profissionais capacitados e treinados. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Itinerário Formativo para a Educação Profissional e Tecnológica com foco em pequenos sistemas isolados na Região Amazônica, capaz de guiar escolas técnicas e docentes na implementação de novos cursos de energia solar. A metodologia aplicada se baseou na identificação e mapeamento dos principais atores relevantes, na realização de entrevistas, na elaboração de um programa de capacitação destinado aos docentes dos centros de ensino e no desenvolvimento de conteúdo formativo. Dessa forma, foi proposto um curso com carga horária de 40 horas com o objetivo de desenvolver as capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas necessárias para a execução de serviços de montagem de componentes e estruturas de fixação, instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos isolados de pequeno porte, considerando os requisitos do projeto, os padrões e as referências técnicas, normativas, de saúde, segurança e de meio ambiente que se aplicam ao processo. Como parte do processo, os docentes foram treinados para a futura implementação do curso proposto.
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