QUIZ SOLAR DA LASOL
APLICATIVO EDUCACIONAL DIGITAL APLICADO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENERGIA SOLAR
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2417Palavras-chave:
Aplicativo, Ensino, Energia solarResumo
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento da versão 2.0 de um aplicativo de perguntas e respostas com o objetivo de tornar a didática do ensino de Energia Solar mais dinâmica e interativa para os alunos e alunas do ensino fundamental, médio, técnico e superior. Desse modo, para sua primeira versão, a abordagem dos temas foi feita de forma qualitativa, a fim de facilitar o processo de gamificação, apresentando conceitos básicos, intermediários e avançados de energia solar, através de perguntas e curiosidades recorrentes. Para tanto, a plataforma utilizada para programação e criação desse novo aplicativo foi a Kodular, por ser gratuita e permitir a criação de aplicativos para Android por meio de uma lógica de programação de blocos, com uma interface de fácil compreensão e codificação sem a necessidade de muito conhecimento técnico. Desse modo, o aplicativo intitulado Quiz Solar da LASOL foi disponibilizado na loja virtual Play Store e divulgado em eventos escolares e universitários, mostrando resultados satisfatórios em relação a aceitação do público, estruturação do aplicativo e sua utilização. Nesse sentido, buscando seu aprimoramento, para sua nova versão foram realizados estudos para encontrar a melhor forma de desenvolver esse projeto, com enfoque na praticidade do desenvolvimento e dinamismo do aprendizado, principalmente para o público do ensino superior e técnico.
Downloads
Referências
Becker, F.; Karkow, H. A., 2020. Uso da ferramenta Kodular no ensino de matemática para a educação básica, Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antônio Meneghetti, v. 10, n. 17, p. 104-123.
Bittencourt, S., et al., 2021. Jogos digitais na aprendizagem criativa: a criação de um jogo sobre energia sustentável com foco na diversidade cultural, X SIEPEX - Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs, v. 1 n. 10, ISSN 2448-0010.
Costa, G.C.A., de Moraes, A. M., Sales, H. B. C, Júnior, P. C. S, Nunes, M. O. F., Lira, M. A. T., 2022. Desenvolvimento de materiais didáticos para ensino e aplicação da energia solar fotovoltaica no contexto escolar: projeto escolas solares no Piauí, IX CBENS - Congresso Brasileiro de Energia Solar, Florianópolis.
Júnior, P. C. S, de Moraes, A. M., Lira, M. A. T., Silva, E. M., Costa, G.C.A., Araújo, A. D. F., 2022. Análise de viabilidade técnica na instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede em uma escola rural no âmbito do projeto escolas solares no Piauí, IX CBENS - Congresso Brasileiro de Energia Solar , Florianópolis.
LASOL, 2022. Quiz Solar da LASOL, Play Store. Disponível no link https://play.google.com/store/apps/details?id=io.kodular.lasol.QuizSolar.
Miftahatuljannah, A., Sukarmin, Wahyuningsih, D, 2022. The impact of android kodular physics e-module based on arias model on students' critical thinking ability during the COVID-19 pandemic period, Italienisch, v. 12, n. 2, p. 727-734, ISSN: 0171-4996.
Santos, G. B., 2018. O uso de jogos de perguntas e debate no processo de aprendizagem, Revista da FAESF, v. 2, n. 1, p. 1-4, ISSN 2594 –7125.
Seguro, A. B., 2019. Ensinando energia solar com ambiente virtual de aprendizagem, demonstrações, experimentos e jogos, Dissertação de Mestrado, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – SP.
Sobreira, E. S. R., Viveiro, A. A., D’Abreu, J. V. V., 2018. Aprendizagem criativa na construção de jogos digitais: uma proposta educativa no ensino de ciências para crianças, TED, n. 44, pp. 71-88, ISSN 0121- 3814.
Sousa, L. V. C., Rodrigues, F. F., Silva, M. E. N., Damasceno, C. A., 2022. Elaboração de um aplicativo de perguntas e respostas para aprendizagem em Energia Solar utilizando a plataforma Kodular, I CONEEL – I Congresso de Estudantes de Engenharia Elétrica, Teresina.
Viana, A. V. R., Simão, D. A., de Souza, K. H. B., Garcia, S. R. M., Casteluber, M. C. F, Sarvegnini, S. S. Q., Costa, F. J., 2021. Elaboração de um jogo de perguntas e respostas para os processos e ensino e aprendizagem da COVID-19: avaliação de professores, Revista Científica em Educação a Distância, v. 11, n. 2, ISSN 2177-8310.