IMPLANTAÇÃO DE UMA TURBINA HIDROCINÉTICA EM UMA COMUNIDADE ISOLADA DA AMAZÔNIA

Autores

  • Válber de Almeida Pires Filho Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Maria Eduarda Coimbra Eloi Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Lázaro João Santana da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Mateus da Silva Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Luís Henrique Sousa de Oliveira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Fábio Ribeiro Lopes Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Manoel de Jesus Passos de Castro Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2434

Palavras-chave:

Turbina hidrocinética, Comunidade isolada, Amazônia

Resumo

Este trabalho aborda os resultados e o relato da implementação, bem sucedida, de uma turbina hidrocinética na comunidade Cachoeira Mentae, localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, na cidade de Santarém-PA, a qual foi concretizada mediante a parceria realizada entre UFOPA, MSU e UnB. A turbina surge como um modelo alternativo de fonte de energia renovável de baixo custo para uso na região Amazônica. O potencial energético dela pode atender parcialmente ou totalmente as deficiências energéticas que as comunidades de difícil acesso da Amazônia possuem, como por exemplo, o uso em iluminação pública como uma medida para prevenir os acidentes com animais peçonhentos durante o deslocamento das pessoas pela comunidade em períodos noturnos, ou até mesmo abastecer um sistema de internet para atender a demanda de comunicação que os moradores possuem. Como a turbina ainda é um protótipo, alguns resultados importantes foram alcançados, como é o caso do flutuante, que serve de base para o funcionamento da turbina, os testes realizados revelaram que boas condições de flutuabilidade. Devido a pouca área ocupada, a estrutura não interfere nas características do rio, permitindo o tráfego de canoas pelo rio e também o reposicionamento da turbina em diferentes locais em função do regime do rio além de oferece facilidade e rapidez em serviços de manutenção. A turbina é axial e possui dois rotores que giram em sentidos opostos e, em cada um deles é possível alterar manualmente a mudança do passo das pás, tal manobra é possível devido a uma torre de elevação que permite que a turbina seja retirada de dentro da água para serviços de manutenções e ajuste. Os resultados preliminares revelaram-se positivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Válber de Almeida Pires Filho, Universidade Federal do Oeste do Pará

Instituto de Engenharia e Geociências.

Maria Eduarda Coimbra Eloi, Universidade Federal do Oeste do Pará

Instituto de Engenharia e Geociências.

Lázaro João Santana da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Instituto de Engenharia e Geociências.

Mateus da Silva Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará

Instituto de Engenharia e Geociências.

Luís Henrique Sousa de Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Instituto de Engenharia e Geociências.

Fábio Ribeiro Lopes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Instituto de Engenharia e Geociências.

Manoel de Jesus Passos de Castro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Instituto de Engenharia e Geociências.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.594-1-Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis. Pará. ABNT, 2008

Filho, V. A. P. et al, 2023. Implantação de uma turbina hidrocinética em uma comunidade da Amazônia. Anais do Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial. Vitória, 2023.

Fonseca, E. N., Araujo, I. G., 2013. Projeto do sistema de transmissão e estrutura de turbina hidrocinética, Projeto de Graduação, Departamento de Engenharia Mecânica, UnB, Brasília.

Queiroz, R., et al, 2013. Geração de energia elétrica através da energia hidráulica e seus impactos ambientais. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, [s. l.], v. 13, n. 13, 2013.

Santos, S. M., et al, 2023. Projeto, construção e instalação de Turbinas Hidrocinéticas de pequeno porte no Brasil e no mundo - A experiência da FURG. Rio Grande: [s. n.], 2023.

Silva, P. A. S. F., 2014. Estudo numérico de turbinas hidrocinéticas de eixo horizontal. Brasília: [s. n.], 2014.

Veloso, G G., Clemente, R. E. B., 2013. Estudo comparativo entre perfis hidrodinâmicos de rotores de turbinas hidrocinéticas [s. l.], 2013.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Pires Filho, V. de A., Eloi, M. E. C., Silva, L. J. S. da, Carvalho, M. da S., Oliveira, L. H. S. de, Lopes, F. R., & Castro, M. de J. P. de. (2024). IMPLANTAÇÃO DE UMA TURBINA HIDROCINÉTICA EM UMA COMUNIDADE ISOLADA DA AMAZÔNIA. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2434

Edição

Seção

Anais