MÉTODO PARA PARAMETRIZAÇÃO DE BATERIAS DE LÍTIO EM SEGUNDA-VIDA E DETERMINAÇÃO DE SOH
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2441Palavras-chave:
Baterias de Lı́tio, Segunda Vida, CaracterizaçãoResumo
Este estudo aborda a reutilização de baterias de lı́tio de veı́culos elétricos em aplicações de armazenamento de energia estacionário, enfocando a extensão de seu ciclo de vida e uso eficiente. As baterias, cruciais em diversas aplicações, enfrentam desafios de degradação de capacidade, levantando questões sobre seu reaproveitamento pós-vida útil. Utilizando modelos elétricos baseados em circuitos equivalentes de Thevenin, o estudo analisa caracterı́sticas elétricas das baterias, focando em Estado de Saúde (SOH) e Estado de Carga (SOC). Descobriu-se que, dentro de uma faixa de 30% a 90% de SOC, a curva de Tensão de Circuito Aberto (VOC) por SOC não é influenciada pelo SOH, permitindo a utilização de uma equação padrão para simular células de modelos similares em conjuntos de módulos de baterias de diferentes veı́culos Nissan Leafs. A análise em cinco veı́culos indicou uma correlação de até 92% entre resistência série e capacidade remanescente e também uma assertividade de até 73% quando estimado a partir da capacitância de dinâmica lenta. O estudo revelou uma alta precisão do método de parametrização, com um erro máximo de apenas 3.6% em descargas pulsadas, especialmente eficaz na faixa linear de 30% a 90% de SOC. Apesar de desafios como o balanceamento de baterias e tempos prolongados de carregamento, o método provou ser eficiente na caracterização das baterias, com pequenos erros em perı́odos transitórios e na estimativa da curva de VOC por SOC. Este trabalho não apenas confirma a viabilidade de reutilizar baterias de lı́tio em aplicações de segunda vida, mas também abre caminho para pesquisas futuras em diferentes modelos e composições de baterias, contribuindo significativamente para o avanço da tecnologia de baterias e a promoção de uma economia circular no setor energético.
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