ANÁLISE DO ESTADO DE SAÚDE DE BATERIAS Ni-MH PÓS USO EM VEÍCULOS ELÉTRICOS PARA APLICAÇÕES DE SEGUNDA VIDA

Autores

  • Frederico Augusto Pinho Haasis Universidade Federal Fluminense
  • Daniel Henrique Nogueira Dias Universidade Federal Fluminense
  • Bruno Soares Moreira Cesar Borba Universidade Federal Fluminense
  • Gilberto Figueiredo Pinto Filho Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2453

Palavras-chave:

Baterias, Estado de Saúde, Segunda Vida

Resumo

Com o aumento no número de veículos elétricos (VE) no mercado, aparecem também preocupações com o descarte das baterias após sua vida útil no veículo. Sabendo que as baterias de um VE devem ser substituídas ao atingirem um estado de saúde ou vida-útil entre 70-80 %, este estudo tem como objetivo explorar um método para encontrar bons módulos, após a retirada do VE para aplicações de segunda vida. Diante da incerteza de quanto tempo os módulos da bateria do veículo híbrido em estudo ficaram fora do veículo, fator que contribui para sua degradação, foi realizada uma comparação de 10 módulos testados em bancada experimental com um módulo de 100 % de vida útil, simulado pelo software Matlab/Simulink. No trabalho a metodologia proposta é aplicada para dois módulos. Primeiro realizaram-se medições das tensões na recarga do módulo para encontrar o estado de carga inicial dos testes de descarga. Por segurança, foram adotados limites conservadores para interromper a recarga e descarga do módulo, evitando ainda mais sua degradação. Durante os ensaios de descarga, um multímetro aquisita os valores de tensão gerando curvas de descarga onde é possível encontrar a energia disponibilizada pelo módulo ao multiplicar a área dessa curva pela corrente na descarga. Desta forma, comparando-a com a curva do módulo simulado, é possível obter uma estimativa do estado de saúde do módulo na bancada. Este método pode ser considerado eficiente, em uma primeira análise, para a descoberta de bons módulos para aplicações de segunda vida, por exemplo, em armazenamentos estacionários e uso juntamente com inversores híbridos pós vida útil no VE.

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Biografia do Autor

Frederico Augusto Pinho Haasis, Universidade Federal Fluminense

Escola de Engenharia.

Daniel Henrique Nogueira Dias, Universidade Federal Fluminense

Escola de Engenharia.

Bruno Soares Moreira Cesar Borba, Universidade Federal Fluminense

Escola de Engenharia.

Gilberto Figueiredo Pinto Filho, Universidade Federal Fluminense

Escola de Engenharia.

Referências

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Publicado

2024-09-20

Como Citar

Haasis, F. A. P., Dias, D. H. N., Borba, B. S. M. C., & Pinto Filho, G. F. (2024). ANÁLISE DO ESTADO DE SAÚDE DE BATERIAS Ni-MH PÓS USO EM VEÍCULOS ELÉTRICOS PARA APLICAÇÕES DE SEGUNDA VIDA. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2453

Edição

Seção

Anais