AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA PLANTA FOTOVOTAICA DO CAMPUS JOÃO CÂMARA DO IFRN
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2454Palavras-chave:
Energia Solar, Pvsystem, IFRNResumo
Este estudo tem como objetivo geral a proposição da realização de uma análise técnica do desempenho operacional dos sistemas de geração de energia elétrica provenientes da usina fotovoltaica instalada no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus de João Câmara. A premissa básica é fornecer um diagnóstico,considerando-se as especificidades do referido campus, das condições operativas, consubstanciado através de um comparativo entre a geração real anual da usina fotovoltaica, provenientes do sistema supervisório da usina, extraídos dos respectivos inversores e as simulações em software, neste caso o PVsyst. Durante o transcorrer da pesquisa foi abordado desde aspectos correlacionados a avaliação do consumo de energia elétrica da edificação, sob o prisma da eficiência energética, até analise pormenorizada do dimensionamento e a especificação dos principais equipamentos, dispositivos e acessórios utilizados nas plantas de geração fotovoltaica, a saber: módulos fotovoltaicos, dispositivos de comando e proteção, condutores elétricos, condutos elétricos, aterramento, dentre inúmeros outros subsistemas. O estudo foi embasado nas normativas técnicas e padrões propostos pelos fabricantes e pelas concessionárias de energia elétrica, para os sistemas grid-tie. Salienta-se a multidisciplinaridade do estudo, perfazendo as áreas de solar fotovoltaica, eficiência energética e instalações elétricas de baixa tensão. A metodologia baseou-se na elaboração de gráficos informativos no período dos anos de 2016 até o ano de 2022, contemplando a geração do campus objeto do estudo, realização de simulações computacionais e geração de relatórios de não conformidades. Os resultados das simulações computacionais foram tabulados e comparados com os resultados da produção real de energia que foram coletadas a partir dos inversores afins de verificamos e comparamos o desempenho da UFV de acordo com o seu memorial descritivo.
Downloads
Referências
IEA. Participação da capacidade de energia acumulada por tecnologia: 2010-2027. IEA, Paris. Disponível em: https://www.iea.org/data-and-statistics/charts/share-of-cumulative-power-capacity-by-technology-2010-2027. Acesso em: 8 ago. 2023.
IEA. Solar PV. Paris: IEA, 2022. Disponível em: https://www.iea.org/reports/solar-pv. Acesso em: 7 ago. 2023.
SA, Pvsyst. Software PVsyst 7.3. 2022. Disponível em: https://www.pvsyst.com/scientific-publications. Acesso em: 22 fev. 2023.
SEN, Abhijit; MOHANKAR, Akshay Shirish; KHAMAJ, Abdulrahman; KARMAKAR, Sougata. Emerging OSH Issues in Installation and Maintenance of Floating Solar Photovoltaic Projects and Their Link with Sustainable Development Goals. Risk Management and Healthcare Policy, [S.L.], v. 14, p. 1939-1957, Maio 2021. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.2147/rmhp.s304732. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8128445/. Acesso em: 21 dez. 2022