UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA HÍBRIDA (OFF GRID E ON GRID) EM CAMINHÕES FRIGORÍFICOS

Autores

  • ALEXANDRE CARLOS GOMES UPE-POLI
  • Anderson De Souza Rodrigues Upe-poli
  • Caio DIAS César UPE
  • Carlos Frederico Dias Diniz UPE

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2018.25

Palavras-chave:

Energia Fotovoltaica, Sistema Híbrido, Caminhão Frigorífico

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo tema permeia a tendência mundial pelo incentivo à substituição de combustível fóssil por fontes renováveis. Justifica-se pelo combate a agressão causada ao meio ambiente pela emissão dos gases resultantes do processo de combustão. Objetivou-se comprovar a viabilidade da implantação de um sistema solar fotovoltaico para suprir o consumo do refrigerador dos caminhões frigoríficos. Cada caminhão frigorífico será equipado por um sistema de geração fotovoltaico isolado (off grid) e os módulos deste sistema isolado serão aproveitados para constituir o sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica (on grid) da empresa, quando os veículos estiverem estacionados em seu pátio. A viabilidade para essa solução foi baseada na vertente da economia financeira e incentivada pelos moldes da política do carbono (emissão de CO2). Do ponto de vista metodológico, calculou-se o tempo o qual foi possível o sistema off grid suprir o consumo do refrigerador para mensurar economia de combustível e consequentemente a economia financeira. Realizou-se simulação de geração em software para mensurar economia gerada pelo sistema on grid na fatura da conta de energia da empresa. Levantou-se os custos dos sistemas (off grid e on grid) e também a economia gerada por estes ao longo de sua vida útil, para realizar o cálculo da Relação Custo-Benefício. Concluiu-se que o custo total de investimento será de R$ 114.786,74 e um retorno total ao longo dos 25 anos de vida útil do sistema será de R$ 311.385,72, obtendo um retorno do investimento a partir do 11° ano de funcionamento. Conclui-se também que esse sistema evitará a emissão de 353 toneladas de CO2 ao longo da sua vida útil, o qual se iguala à emissão de CO2 de 122 veículos de passeio por um período de um ano.

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Publicado

2018-12-01

Edição

Seção

Arquitetura e Energia Solar - Aspectos arquitetônicos do uso de instalações fotovoltaicas