PROJETO DE UM MODELO DIDÁTICO DE RASTREADOR SOLAR DE DOIS GRAUS DE LIBERDADE

Autores

  • Rafael da Cunha de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Sabrina Figueiredo Ferraz de Almeida União Brasileira de Faculdades
  • Alexsander Furtado Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2509

Palavras-chave:

Energia fotovoltaica, Rastreadores solares, Modelo didático

Resumo

Dispositivos de rastreamento solar, também conhecidos como rastreadores ou seguidores solares, são empregados na indústria para orientar módulos fotovoltaicos de acordo com a posição do Sol, que varia ao decorrer do ano. A utilização de sistemas de rastreamento permite aumentar a incidência solar, aproximadamente, de forma normal à face dos módulos, maximizando a geração de energia fotovoltaica. Sob um contexto educacional, o entendimento das Ciências engloba conceitos de difícil compreensão, a visualização de uma estrutura 3D tende a facilitar esse processo de aprendizagem. Diante disso, o presente artigo busca desenvolver um modelo didático de seguidor solar de dois graus de liberdade, o qual foi utilizado para comparar a geração de energia de um módulo fotovoltaico de angulação fixa, com a geração de um módulo com rastreamento solar. Para atingir o objetivo pretendido, primeiramente selecionou-se tanto um módulo fotovoltaico, quanto um atuador elétrico para compor o sistema, no qual posteriormente, foi possível desenvolver um projeto mecânico e realizar simulações estáticas. Com a conclusão do projeto mecânico, foi desenvolvido um sistema elétrico para controle e coleta de dados do protótipo de rastreador solar. Por fim, foi possível realizar um ensaio experimental, uma coleta e análise de dados. O resultado obtido, de um aumento de 26% de eficiência com a aplicação do rastreador solar, mostrou-se positivo, comprovando um desempenho satisfatório de acordo com a literatura consultada. Devido as suas pequenas dimensões e baixo peso, o modelo didático satisfaz as necessidades dos educadores, assim como, possibilita interação com os estudantes.

Downloads

Biografia do Autor

Rafael da Cunha de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Campus Passo Fundo.

Sabrina Figueiredo Ferraz de Almeida, União Brasileira de Faculdades

Programa de Formação Pedagógica.

Alexsander Furtado Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Campus Passo Fundo.

Referências

Adafruit, 2022. A Deep Dive into the Many Favors of H-Bridge Motor Drivers. Nova Iorque. Disponível em: https://blog.adafruit.com/2022/10/21/a-deep-dive-into-the-many-favors-of-h-bridge-motor-drivers/. Acesso em: 9 out. 2023.

Adafruit, 2013. Micro SD Card Breakout Board Tutorial. Nova Iorque. Disponível em: https://learn.adafruit.com/adafruit-micro-sd-breakout-board-cardtutorial. Acesso em: 12 out. 2023.

Adafruit, 2023b. Breakout Boards. Disponível em: https://www.adafruit.com/category/42. Acesso em: 12 out. 2023.

Adafruit, 2023c. INA219 High Side DC Current Sensor Breakout - 26V ±3.2A Max - STEMMA QT. Nova Iorque. Disponível em: https://www.adafruit.com/product/904. Acesso em: 8 out. 2023.

Adafruit, 2023a. Teensy 3.2 + header. Nova Iorque. Disponível em: https://www.adafruit.com/product/2756. Acesso em: 10 out. 2023.

Arnaudov, K., Karaivanov, D. P., 2019. Planetary Gear Trains. 1.ed. CRC Press.

Carneiro, P. H. G., 2022. O Uso da Energia Fotovoltaica para o Ensino de Física no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado, MNPEF, UNIR, Jí-Paraná.

CRESESB, 2023. Potencial Solar - SunData v 3.0. Rio de Janeiro. Disponível em: https://cresesb.cepel.br/index.php?section=sundata&. Acesso em: 5 set. 2023.

Dantas, A. P. J., Dantas, T. A. V., De Farias, M. I. R., Da Silva, R. P., Da Costa, N. P., 2016. Importância do Uso de Modelos Didáticos no Ensino de Citologia. III CONEDU – Congresso Nacional de Educação, Natal.

Embrapa Trigo, 2023. Laboratório de Agrometeorologia. Passo Fundo. Disponível em: https://www.embrapa.br/trigo/infraestrutura/agrometeorologia/laboratorio-agrometeorologia. Acesso em: 5 set. 2023.

Matos, C. H. C, De Oliveira, C. R. F., Santos, M. P. F, Ferraz. C. S., 2009. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, vol. 9, n. 1, Pernambuco.

McRoberts, M., 2011. Arduino Básico. 1. Ed. Novatec, São Paulo.

Norton, R. L., 2013. Projeto de Máquinas: Uma Abordagem Integrada. 4.ed. Bookman, Porto Alegre.

Pinho, J., Galdino, M. A., 2014. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. Cresesb, Rio de Janeiro.

PJRC, 2023. Teensy® USB Development Board. PJRC Electronic Projects. Disponível em:https://www.pjrc.com/teensy/#:~:text=The%20Teensy%20is%20a%20complete,done%20via%20the%20USB20port. Acesso em: 13 out. 2023.

Roggia, L., Fuentes, R. C., 2016. Automação Industrial. 1. ed. Rede e-Tec Brasil, Santa Maria.

Soulayman, S, 2018. Economical and Technical Considerations for Solar Tracking: Methodologies and Opportunities for Energy Management. 1. ed. IGI Global.

Souza, R. S., Jesus, N. M. R., Souza, T. M., Castro, T. S., 2021. Rastreadores solares: uma revisão bibliográfica. Sodebras, vol.18, n. 214, São Paulo.

Villalva, M. G., 2016. Energia Solar Fotovoltaica: Conceitos e Aplicações. 2. ed. Érica, São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Lima, R. da C. de, Almeida, S. F. F. de, & Carneiro, A. F. (2024). PROJETO DE UM MODELO DIDÁTICO DE RASTREADOR SOLAR DE DOIS GRAUS DE LIBERDADE. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2509

Edição

Seção

Anais