PROJETO DE UM MODELO DIDÁTICO DE RASTREADOR SOLAR DE DOIS GRAUS DE LIBERDADE

Autores

  • Rafael da Cunha de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Sabrina Figueiredo Ferraz de Almeida União Brasileira de Faculdades
  • Alexsander Furtado Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2509

Palavras-chave:

Energia fotovoltaica, Rastreadores solares, Modelo didático

Resumo

Dispositivos de rastreamento solar, também conhecidos como rastreadores ou seguidores solares, são empregados na indústria para orientar módulos fotovoltaicos de acordo com a posição do Sol, que varia ao decorrer do ano. A utilização de sistemas de rastreamento permite aumentar a incidência solar, aproximadamente, de forma normal à face dos módulos, maximizando a geração de energia fotovoltaica. Sob um contexto educacional, o entendimento das Ciências engloba conceitos de difícil compreensão, a visualização de uma estrutura 3D tende a facilitar esse processo de aprendizagem. Diante disso, o presente artigo busca desenvolver um modelo didático de seguidor solar de dois graus de liberdade, o qual foi utilizado para comparar a geração de energia de um módulo fotovoltaico de angulação fixa, com a geração de um módulo com rastreamento solar. Para atingir o objetivo pretendido, primeiramente selecionou-se tanto um módulo fotovoltaico, quanto um atuador elétrico para compor o sistema, no qual posteriormente, foi possível desenvolver um projeto mecânico e realizar simulações estáticas. Com a conclusão do projeto mecânico, foi desenvolvido um sistema elétrico para controle e coleta de dados do protótipo de rastreador solar. Por fim, foi possível realizar um ensaio experimental, uma coleta e análise de dados. O resultado obtido, de um aumento de 26% de eficiência com a aplicação do rastreador solar, mostrou-se positivo, comprovando um desempenho satisfatório de acordo com a literatura consultada. Devido as suas pequenas dimensões e baixo peso, o modelo didático satisfaz as necessidades dos educadores, assim como, possibilita interação com os estudantes.

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Biografia do Autor

Rafael da Cunha de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Campus Passo Fundo.

Sabrina Figueiredo Ferraz de Almeida, União Brasileira de Faculdades

Programa de Formação Pedagógica.

Alexsander Furtado Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Campus Passo Fundo.

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Publicado

2024-09-20

Como Citar

Lima, R. da C. de, Almeida, S. F. F. de, & Carneiro, A. F. (2024). PROJETO DE UM MODELO DIDÁTICO DE RASTREADOR SOLAR DE DOIS GRAUS DE LIBERDADE. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2509

Edição

Seção

Anais