AVALIAÇÃO DA DISTORÇÃO HARMÔNICA DE CORRENTE PRODUZIDA POR INVERSORES FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE

Autores

  • Vitor Bismark Ferreira de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Fábio Xavier Lobo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Marconni Freitas Barroso Ribeiro Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2518

Palavras-chave:

Analisador de rede, Distorção harmônica, Gerador fotovoltaico

Resumo

O Brasil está presenciando um rápido avanço na adoção da energia solar fotovoltaica, os sistemas fotovoltaicos conectados à rede possibilitam que uma parte da energia gerada seja utilizada simultaneamente pela unidade consumidora, enquanto o excedente é injetado na rede elétrica da concessionária e devolvido na forma de créditos. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as distorções harmônicas de corrente em inversores fotovoltaicos conectados à rede. Foi realizado um estudo no IFPE em Pesqueira-PE, onde a partir cenários testados foi possível medir a DHT de corrente produzida por inversores fotovoltaicos monofásicos conectados à rede em função da potência de carregamento do gerador fotovoltaico. Os resultados mostraram que, em todos os sistemas a DHTi teve seus valores mais elevados nos períodos em que a potência instantânea do gerador solar está baixa, mais especificadamente no início da manhã e final da tarde. Observou-se que a instalação do analisador de energia em local diferente da saída do inversor apresentou interferências devido à distância do inversor com cargas não lineares presentes na instalação. No entanto, o inversor utilizado determinou maiores ou menores percentuais de distorções harmônicas em relação ao cenário de carregamento simulado. O estudo demonstrou a necessidade de instalação de filtros harmônicos nas redes para atenuar as distorções observadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Bismark Ferreira de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Campus Pesqueira.

Fábio Xavier Lobo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Campus Pesqueira.

Marconni Freitas Barroso Ribeiro Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Campus Pesqueira.

Referências

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 16149. Sistemas fotovoltaicos (FV) – Características da interface de conexão com a rede de distribuição. 2013.

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. - Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST, Módulo 8 - Qualidade da Energia Elétrica. 2010.

Antunes, Fernando; Leão, Ruth; Sampaio, Raimundo. Harmônicos em sistemas elétricos. Elsevier Brasil, 2014.

Castro, Felipe de Carvalho et al. Distorção harmônica de corrente produzida por inversores fotovoltaicos conectados à rede. 2019.

Fortes, Rárison Roberto Acácio. Propagação de harmônicas produzidas por inversores fotovoltaicos e transformadores assimetricamente magnetizados na geração distribuída. 2018.

International Electrotechnical Commission. IEC Std. 61727: Photovoltaic (PV) systems - Characteristics of the utility interface. 2004.

Macêdo, Wilson Negrão. Análise do fator de dimensionamento do inversor (FDI) aplicado a sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR). 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Sampaio, Leonardo Poltronieri. Controle da Injeção de Potências Ativa e Reativa em Inversor de Geração Distribuída Conectado à Rede de Distribuição em Corrente Alternada em Baixa Tensão, Empregando LMIs com Realimentação.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Macêdo, V. B. F. de, Lobo, F. X., & Gonçalves, M. F. B. R. (2024). AVALIAÇÃO DA DISTORÇÃO HARMÔNICA DE CORRENTE PRODUZIDA POR INVERSORES FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2518

Edição

Seção

Anais