AVALIAÇÃO DA DISTORÇÃO HARMÔNICA DE CORRENTE PRODUZIDA POR INVERSORES FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE

Autores

  • Vitor Bismark Ferreira de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Fábio Xavier Lobo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Marconni Freitas Barroso Ribeiro Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2518

Palavras-chave:

Analisador de rede, Distorção harmônica, Gerador fotovoltaico

Resumo

O Brasil está presenciando um rápido avanço na adoção da energia solar fotovoltaica, os sistemas fotovoltaicos conectados à rede possibilitam que uma parte da energia gerada seja utilizada simultaneamente pela unidade consumidora, enquanto o excedente é injetado na rede elétrica da concessionária e devolvido na forma de créditos. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as distorções harmônicas de corrente em inversores fotovoltaicos conectados à rede. Foi realizado um estudo no IFPE em Pesqueira-PE, onde a partir cenários testados foi possível medir a DHT de corrente produzida por inversores fotovoltaicos monofásicos conectados à rede em função da potência de carregamento do gerador fotovoltaico. Os resultados mostraram que, em todos os sistemas a DHTi teve seus valores mais elevados nos períodos em que a potência instantânea do gerador solar está baixa, mais especificadamente no início da manhã e final da tarde. Observou-se que a instalação do analisador de energia em local diferente da saída do inversor apresentou interferências devido à distância do inversor com cargas não lineares presentes na instalação. No entanto, o inversor utilizado determinou maiores ou menores percentuais de distorções harmônicas em relação ao cenário de carregamento simulado. O estudo demonstrou a necessidade de instalação de filtros harmônicos nas redes para atenuar as distorções observadas.

Downloads

Biografia do Autor

Vitor Bismark Ferreira de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Campus Pesqueira.

Fábio Xavier Lobo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Campus Pesqueira.

Marconni Freitas Barroso Ribeiro Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Campus Pesqueira.

Referências

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 16149. Sistemas fotovoltaicos (FV) – Características da interface de conexão com a rede de distribuição. 2013.

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. - Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST, Módulo 8 - Qualidade da Energia Elétrica. 2010.

Antunes, Fernando; Leão, Ruth; Sampaio, Raimundo. Harmônicos em sistemas elétricos. Elsevier Brasil, 2014.

Castro, Felipe de Carvalho et al. Distorção harmônica de corrente produzida por inversores fotovoltaicos conectados à rede. 2019.

Fortes, Rárison Roberto Acácio. Propagação de harmônicas produzidas por inversores fotovoltaicos e transformadores assimetricamente magnetizados na geração distribuída. 2018.

International Electrotechnical Commission. IEC Std. 61727: Photovoltaic (PV) systems - Characteristics of the utility interface. 2004.

Macêdo, Wilson Negrão. Análise do fator de dimensionamento do inversor (FDI) aplicado a sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR). 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Sampaio, Leonardo Poltronieri. Controle da Injeção de Potências Ativa e Reativa em Inversor de Geração Distribuída Conectado à Rede de Distribuição em Corrente Alternada em Baixa Tensão, Empregando LMIs com Realimentação.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Macêdo, V. B. F. de, Lobo, F. X., & Gonçalves, M. F. B. R. (2024). AVALIAÇÃO DA DISTORÇÃO HARMÔNICA DE CORRENTE PRODUZIDA POR INVERSORES FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2024.2518

Edição

Seção

Anais