O ENSINO SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS.
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2018.479Palavras-chave:
Educação Superior, Ensino, Capacitação, Energias Renováveis.Resumo
Com o aumento da inserção das fontes renováveis de geração de energia no Brasil, principalmente após a resolução 482/12, houve um intenso crescimento de empresas neste segmento o que demanda profissionais capacitados, principalmente de Engenheiros Eletricistas. Desta forma, foi avaliado o ensino sobre Energias Renováveis, nos cursos de Engenharia Elétrica, em 278 das principais Universidades brasileiras classificadas no Ranking da Folha. Como resultado, constatou-se que 43,88% dos cursos não ofertam disciplinas na área e que o percentual da carga horária total média do curso de Engenharia Elétrica destinado ao ensino de Energias Renováveis é de apenas 1,10% (2,02% quando consideradas apenas as instituições que ofertam disciplinas nesta área). Sendo assim, nota-se uma fragilidade na formação dos profissionais na área.Downloads
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Publicado
2018-12-01
Como Citar
Neto, A. B., Zago, A. P. P., da Silva, M. H., Moreira, M. S., & Lopes, J. E. F. (2018). O ENSINO SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2018.479
Edição
Seção
Mercado, Economia, Política, aspectos sociais - Educação e capacitação em Energias Renováveis.