PROJETO E MONTAGEM DE UMA BANCADA DIDÁTICA HÍBRIDA, EÓLICA E SOLAR
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2020.954Palavras-chave:
Protótipo Didático, Energia Híbrida, InstrumentaçãoResumo
O presente Trabalho tem como objetivo descrever o projeto e a construção de uma bancada didática de energia híbrida, solar e eólica de baixo custo, para utilização em estudos na área de fontes renováveis. Com esta ferramenta didática é possível a realização de aulas práticas, projetos de pesquisa / extensão e capacitação da comunidade externa. O protótipo didático possui um sistema de monitoramento local das variáveis físicas e elétricas: corrente, tensão, potência e temperatura em tempo real. Para confecção da bancada foram requeridos conhecimentos sobre dimensionamento de aerogeradores e painéis fotovoltaicos off-grid. Em seguida foi iniciada a instalação dos painéis solares, banco de baterias, sistema de proteção e controle, programação do microcontrolador, calibração dos sensores e testes experimentais. Em paralelo a instalação da bancada foram feitos sete guias de experimentos que podem ser utilizados pela comunidade interna e externa do IFPE Campus Garanhuns, abordando as tecnologias empregadas. O sistema de supervisão local foi desenvolvido usando o software Elipse SCADA DEMO associado ao microcontrolador Arduino UNO R3 por meio do padrão de comunicação RS485. O diferencial do trabalho está em: (1) supervisão local de dados; (2) baixo custo; (3) baixo consumo de energia pelos componentes utilizados no protótipo; (4) caráter didático. O protótipo realizou medições da energia gerada ininterruptamente por 30 dias, com intervalos de medições de 30 em 30 minutos. O sistema de monitoramento mostrou-se confiável e eficiente nas medições permitindo o acompanhamento do consumo, bem como enviando mensagens para celular de algum surto de tensão ocorrido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-11-27
Como Citar
Barbosa Alexandre, G., Victor da Silva Azevêdo, W., Felipe Laurindo Vieira, E., Henrique de Araújo Rodrigues, J., André Alves de Barros, T., & Borges Santana, V. (2020). PROJETO E MONTAGEM DE UMA BANCADA DIDÁTICA HÍBRIDA, EÓLICA E SOLAR. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2020.954
Edição
Seção
Outras fontes renováveis de energia - Simulação, análise, equipamentos e sistemas de conversão eólica para eletricidade