PROGRAMA RS SOLAR PARA APOIO À CADEIA FOTOVOLTAICA E DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Tiago Cassol Severo Universidade de Caxias do Sul
  • Aline Cristiane Pan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleverton Luis Paranhos da Rocha Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1216

Palavras-chave:

Energia Solar, Eficiência Energética, Governança

Resumo

O Programa RS Solar é uma iniciativa que estabelece uma governança entre lideranças empresariais, associações, governos, academias e sociedade do estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de fortalecer a cadeia do setor de energia solar e eficiência energética gaúcha. Com sua formação em dezembro de 2020, o Programa RS tem como finalidade fomentar e desenvolver ações para melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável do segmento como um todo. No seu período de operação, o RS Solar já agrega 25 instituições que se encontram periodicamente com o intuito de articular com os atores sociais locais, atividades ou demandas que possam trazer maior clareza e oportunidades de debates colaborando com ações, planos, leis e regulamentação no setor de energia solar do estado e país. Ações públicas de apresentação do potencial do setor de energia solar e eficiência energética, debates e ações de apoio para com o Marco Legal da Geração Distribuída e comitivas para estreitamento de laços e fortalecimento do setor, estiveram com algumas das atividades do programa em seu primeiro ano de operação. Para sua sequência o Programa RS Solar tem como objetivo a sua maior estruturação e aproximação de outras entidades do solo gaúcho com o intuído da formação de uma rede de contatos que possam usufruir dos benefícios da energia solar fotovoltaica e de ações de eficiência energética para a busca da maior sustentabilidade ambiental, conhecimento e geração de negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar), 2021. Energia solar distribuída pode gerar 118 mil vagas de trabalho em 2021. Disponível em: https://www.absolar.org.br/noticia/energia-solar-distribuida-pode-gerar-118-mil-vagas-de-trabalho-em-2021/.

ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), 2022. Plataforma de Geração Distribuída. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZjM4NjM0OWYtN2IwZS00YjViLTllMjItN2E5MzBkN2ZlMzVkIiwidCI6IjQwZDZmOWI4LWVjYTctNDZhMi05MmQ0LWVhNGU5YzAxNzBlMSIsImMiOjR9

Barros, L.V. Avaliação de Modelos de Negócio para Energia Solar Fotovoltaica no Mercado de Distribuição Brasileiro – Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Energia, USP, São Paulo, 2014.

SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 2021. Conexão Energia 2021. Disponível em: https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/conexao-energia-2021/

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais