SISTEMA FOTOVOLTAICO INTEGRADO AS EDIFICAÇÕES NA CIDADE DO RECIFE

Autores

  • José Bione de Melo Filho Universidade de Pernambuco
  • Edmar Penalva da Silva Júnior Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1381

Palavras-chave:

Energia Solar, Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede Elétrica

Resumo

O presente trabalho aborda a viabilidade técnica da implantação dos sistemas fotovoltaicos conectados a rede elétrica de distribuição quando empregados em edificações residenciais, comerciais e públicas na cidade do Recife. Foi efetuado um levantamento dos índices de radiação solar e uma análise nas áreas a serem implantad os os Sistemas Fotovoltaicos Conectados a Rede Elétrica de Distri buição - SFCRD, foi realizado um pré-dimensionamento dos sistemas para as edificações, demonstrando: seus respectivos potenciais de geração elétrica, os custos estimados com a implantação dos SFCR D nas edificações e paybacks correspondentes. O estudo culmi na com uma análise econômica que confirma um tempo de retorno em média de 18 a 20 anos para prédios residenciais baseado no estado atual da tecnologia. Por outro lado, constatou -se em edificações públicas, como o Hospital da Restauração , e comerciais, como supermercados, um tempo de payback estimado em apenas 5 e 4 anos, respectivamente , devido ao comportamento de consumo da carga.Desta forma, viabilizando a implantação de um SFCRD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Bione de Melo Filho, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco – Escola Politécnica – Coordenação de Engenharia Mecatrônica

Edmar Penalva da Silva Júnior, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco – Escola Politécnica – Coordenação de Engenharia Mecatrônica

Referências

Eiffert P. and Kiss G. J., 2000. Building -Integrated Photovoltaic Designs for Commercial and Institutional Structures. Book for Architect, pp. 59.

Heras Celemin, M., 1990. Comportamiento energé tico de edificios, Instituto de Energías Renovables, Ediciones CIEMAT, Madrid.

International Energy Agency-IEA, 2009. Trends in photovoltaic applications, IEA -PVPS T1-18.

Kacowicz, J. , 2008. Prédio Verde: conceito que vai bem além da cor. Diário de Pernamb uco. Pernambuco, p. C8, 20 jan.

Mizgier, M.O.; M arinoski, D.L.; Braun, P.; Rüther, R. , 2006. Potencial de Geração Fotovoltaica Frente ao Consumo de Energia Elétrica em Edificações Residenciais Brasileiras. ENTAC, Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, 11., Florianópolis. Anais ...Santa Catarina.

Pereira, E. Colle , S., A breu, S.L., Couto, P. e Gambi, W., 1996. Implementação e validação de modelo de cálculo da radiância de superfície -Atlas solar brasileiro. Anais do IX Congresso Brasileiro de Meteorologia, 6 a 13 de novembro, Campos, do Jordão, SP, 1996.

Rüther R. e Salamoni I., 2008. Edifícios solares fotovoltaicos: potencial da geração solar fotovoltaica integrada à edificações urbanas e interligada à rede elétrica, Revista Sistemas Prediais,ed. Junho.

Macêdo, W. N. e Zilles, R., 2004 . Conexão a rede de baixa tensão com sfcr; - discussão de aspectos para regulamentação no Brasil. in: IV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, p. 1-9, Itajubá-M G.

Wan, Y. and Green, H.J., 1998. Current Experience with Net Metering Programs, Presented at WINDPOWER '98, Bakersfield, CA. April 27 -May 1.

Downloads

Publicado

2010-10-21

Edição

Seção

Anais