ESCOLA SUSTENTÁVEL

AGRICULTURA ECOLÓGICA, ENERGIA SOLAR E CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA COMO ELEMENTO EDUCADOR NO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ/RS

Autores

  • Aline Cristiane Pan Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Andreia Golembieski Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Letícia Paranhos Menna de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lilian Alves Schmitt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Anderson Antunes De Paulo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rosane Souza da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Luis Fabiano Ribeiro Gomes Escola Estadual de Ensino Médio Padre Nunes

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1415

Palavras-chave:

Energia Solar, Sustentabilidade, Educação Ambiental

Resumo

Este trabalho propôs estratégias para a melhoria de procedimentos técnico-administrativos, pedagógicos e de extensão comunitária a fim de melhorar o desempenho ambiental escolar e assim dar acesso a tecnologias e estimular a discussão sobre o uso sustentável de recursos naturais. O projeto Escola Sustentável propôs através da avaliação do desempenho ambiental da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Nunes, em Gravataí-RS, a confecção de um relatório contendo sugestões de ações nos âmbito da gestão, ensino e extensão escolar para servir de apoio a tomada de decisões da administração escolar para fins de reduzir o impacto ambiental de suas ações e a criação de um mapa congregando todas as alterações propostas no ambiente escola, incluindo estruturas sustentáveis como elementos educadores . Foi realizada a construção de uma cisterna com capacidade de 16 mil litros de água da chuva, a construção de um painel solar térmico como aquecedor de água com capacidade de 146 litros de água potável para utilização na cozinha escolar, a instalação de um módulo fotovoltaico para abastecer o pressurizador para rede de água não potável abastecida pela cisterna, diversas intervenções para revitalização do pátio escolar como mosaicos e pinturas educativas, a realização de estruturas de plantio agroecológico como hortas verticais, espiral de ervas, composteira, entre outro. Além disto, foram executadas oficinas de capacitação com os alunos bolsistas e com as turmas dos diferentes níveis. As atividades envolveram os gestores, professores, técnico-administrativos e alunos. Através do uso destas tecnologias sociais focadas no uso parcimonioso de recursos naturais foi possível contribuir para a formação dos diversos indivíduos envolvidos para a promoção de integração entre homem e meio ambiente através de estruturas educadoras.

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Biografia do Autor

Aline Cristiane Pan, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Faculdade de Física, Faculdade de Biociências, Faculdade de Engenharia e Instituto do Meio Ambiente

Luis Fabiano Ribeiro Gomes, Escola Estadual de Ensino Médio Padre Nunes

Departamento de Geografia

Referências

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Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais