ESCOLA SUSTENTÁVEL
AGRICULTURA ECOLÓGICA, ENERGIA SOLAR E CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA COMO ELEMENTO EDUCADOR NO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ/RS
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1415Palavras-chave:
Energia Solar, Sustentabilidade, Educação AmbientalResumo
Este trabalho propôs estratégias para a melhoria de procedimentos técnico-administrativos, pedagógicos e de extensão comunitária a fim de melhorar o desempenho ambiental escolar e assim dar acesso a tecnologias e estimular a discussão sobre o uso sustentável de recursos naturais. O projeto Escola Sustentável propôs através da avaliação do desempenho ambiental da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Nunes, em Gravataí-RS, a confecção de um relatório contendo sugestões de ações nos âmbito da gestão, ensino e extensão escolar para servir de apoio a tomada de decisões da administração escolar para fins de reduzir o impacto ambiental de suas ações e a criação de um mapa congregando todas as alterações propostas no ambiente escola, incluindo estruturas sustentáveis como elementos educadores . Foi realizada a construção de uma cisterna com capacidade de 16 mil litros de água da chuva, a construção de um painel solar térmico como aquecedor de água com capacidade de 146 litros de água potável para utilização na cozinha escolar, a instalação de um módulo fotovoltaico para abastecer o pressurizador para rede de água não potável abastecida pela cisterna, diversas intervenções para revitalização do pátio escolar como mosaicos e pinturas educativas, a realização de estruturas de plantio agroecológico como hortas verticais, espiral de ervas, composteira, entre outro. Além disto, foram executadas oficinas de capacitação com os alunos bolsistas e com as turmas dos diferentes níveis. As atividades envolveram os gestores, professores, técnico-administrativos e alunos. Através do uso destas tecnologias sociais focadas no uso parcimonioso de recursos naturais foi possível contribuir para a formação dos diversos indivíduos envolvidos para a promoção de integração entre homem e meio ambiente através de estruturas educadoras.
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Referências
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