DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE TÉRMICA DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS DE DIFERENTES TECNOLOGIAS

Autores

  • Cristiano Saboia Ruschel
  • Fabiano Perin Gasparin
  • Arno Krenzinger

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2077

Palavras-chave:

Energia Solar, Módulo Fotovoltaico, Capacidade Térmica

Resumo

Programas de simulação numérica são uma excelente alternativa para prever o comportamento de sistemas fotovoltaicos. O software FVCONECT, desenvolvido no Laboratório de Energia Solar (LABSOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui essa funcionalidade, simulando com boa precisão o comportamento de um sistema conectado à rede, a partir de dados dos módulos, dos inversores, da rede elétrica e dos dados climáticos da região. Como parte de um projeto do qual o LABSOL participa, o programa será adaptado para realizar o monitoramento de um sistema fotovoltaico em tempo real, a partir de dados medidos de temperatura, radiação térmica e velocidade de vento do local. Para tanto, se faz necessária a alteração de alguns dos modelos nele presentes, como o modelo de cálculo da temperatura dos módulos. Deve ser utilizado um modelo que considere a acumulação térmica do sistema ao longo do tempo, e, para tanto, é necessário conhecer a capacidade térmica dos módulos fotovoltaicos. Foram realizados ensaios em dois diferentes módulos, um de silício monocristalino, e outro que utiliza a tecnologia de filmes finos, com o objetivo de obter a capacidade térmica por unidade de massa de cada um deles. Esses resultados foram similares para os dois módulos, sendo de 823 J/kg.K para o de silício monocristalino e de 785 J/kg.K para o de filmes finos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, A. C., Krenzinger, A., 2008. Simulação da Temperatura de Módulos Fotovoltaicos em Operação, II CBENS – II Congresso Brasileiro de Energia Solar e III Conferência Regional Latino-Americana da ISES, Florianópolis, 2008.

ASTM E-1036, 2002. Standard Methods of Testing Electrical Performance of Nonconcentrator Terrestrial Photovoltaic Modules and Arrays Using Reference Cells, American Society for Testing and Materials.

Duffie, J. A., Beckman, W. A., 1991. Solar Engineering of Thermal Processes, John Wiley & Sons.

Incropera, F.P., DeWitt D.P., Bergman T.L., Lavine, A.S., 2007. Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa, LTC.

Krenzinger, A., 1987. Contribuición al Diseño de Sistemas Fotovoltaicos con Paneles Bifaciales en Combinación con Reflectores Difusos de Carácter General, Tesis Doctoral, Universidad Politecnica de Madrid, E.T.S.I. de Telecomunicacion.Madrid.

Moran, M. J., Dewitt, D. P., Munson, B. R., Shapiro, H. N., 2005. Introdução à Engenharia de Sistemas Térmicos, LTC.

Oliveski, R. C., 2000. Análise Numérica e Experimental dos Campos de Temperatura e Velocidade em Armazenadores

Térmicos, Tese de Doutorado, PROMEC, UFRGS, Porto Alegre.

Perez, R. Seals, R. Ineichen, P. Stewart, R. Menucucci, D., 1987. New Simplified Version of the Perez Diffuse Irradiance Model for Tilted Surfaces, Solar Energy, vol .39, n. 3, pp. 221-231.

Ross, R.G., 1980. Flat-Plate Photovoltaic Array Design Optimization, 14th IEEE Photovoltaic Specialists Conference, San Diego, APUD http://pveducation.org/pvcdrom/modules/nominal-operating-cell-temperature

Silva, R.B., 1972. Manual de Termodinâmica e Transmissão de Calor, DLP.

Watmuff, J. H., Charters, W. W. S., Proctor, D., 1977. Solar and Wind Induced External Coefficients for Solar Collectors, COMPLES, No 2, 56. APUD Duffie, J. A., Beckman, W. A., 1991. Solar Engineering of Thermal Processes, John Wiley & Sons.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Ruschel, C. S., Gasparin, F. P., & Krenzinger, A. (2014). DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE TÉRMICA DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS DE DIFERENTES TECNOLOGIAS. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2077

Edição

Seção

Anais