METODOLOGIA PARA CÁLCULO DA PRODUÇÃO DE ENERGIA POR COLETORES SOLARES PLANOS

Autores

  • Adilson G. Silva Júnior Centro Universitário UNA
  • Filipe Cota Centro Universitário UNA
  • Priscila Coelho Centro Universitário UNA
  • Lucas Paglioni Faria Centro Universitário UNA
  • Elizabeth Marques Duarte Pereira Centro Universitário UNA
  • Leonardo Nunes Alves da Silva Eletrobras

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2083

Palavras-chave:

ScenoCalc, Produção mensal de energia, Eficiência térmica, Coletores solares

Resumo

Esse estudo tem como objetivo avaliar a aplicabilidade do software ScenoCalc, utilizado pelo programa europeu de certificação de coletores solares – Solar Keymark, para trinta cidades brasileiras que possuem dados climáticos na base Meteonorm do software TRNSYS. Para tal foram selecionados três coletores genéricos com classificação atual A, B e C na Tabela do INMETRO. O programa calcula a produção de energia pelos coletores solares, em média anual, para diferentes níveis de temperatura do coletor solar. Os resultados para a temperatura de 35 ºC foram confrontados com os valores previstos para a nova classificação do INMETRO, que entra em vigor em julho de 2014. Esses resultados indicam que a adoção de um valor único de produção de energia por coletores solares para todo o país pode dificultar sobremaneira o entendimento dos consumidores finais sobre as especificidades locais do dimensionamento de instalações de aquecimento solar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson G. Silva Júnior, Centro Universitário UNA

Centro Universitário UNA, Engenharia de Controle e Automação

Filipe Cota, Centro Universitário UNA

Centro Universitário UNA, Engenharia Química

Priscila Coelho, Centro Universitário UNA

Centro Universitário UNA, Engenharia Química

Referências

INMETRO. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA. Portaria nº 301, de 14 de junho de 2012. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/rtac001845.pdf . Acesso em 15 agosto de 2012.

Pereira, E. B.; Martins, F. R.; Abreu, S. L. e Rüther, R. Atlas Brasileiro de Energia Solar. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, Brasil. 2006. Disponível em: http://www.ccst.inpe.br/wp-content/themes/ccst-2.0/pdf/atlas_solar-reduced.pdf. Acesso em 05 de maio de 2012

SCENOCALC versão 4.04. Solar Collector Energy Output Calculator - Program for calculation of annual solar collector energy output. Junho de 2013. Disponível em: http://www.sp.se/en/index/services/solar/ScenoCalc/Sidor/default.aspx. Acesso em 15 de julho de 2013.

TRNSYS 17 - A TRANSIENT SYSTEMS SIMULATION PROGRAM. http://sel.me.wisc.edu/trnsys.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Silva Júnior, A. G., Cota, F., Coelho, P., Faria, L. P., Pereira, E. M. D., & Silva, L. N. A. da. (2014). METODOLOGIA PARA CÁLCULO DA PRODUÇÃO DE ENERGIA POR COLETORES SOLARES PLANOS. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2083

Edição

Seção

Anais