METODOLOGIA PARA CÁLCULO DA PRODUÇÃO DE ENERGIA POR COLETORES SOLARES PLANOS

Autores/as

  • Adilson G. Silva Júnior Centro Universitário UNA
  • Filipe Cota Centro Universitário UNA
  • Priscila Coelho Centro Universitário UNA
  • Lucas Paglioni Faria Centro Universitário UNA
  • Elizabeth Marques Duarte Pereira Centro Universitário UNA
  • Leonardo Nunes Alves da Silva Eletrobras

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2083

Palabras clave:

ScenoCalc, Produção mensal de energia, Eficiência térmica, Coletores solares

Resumen

Esse estudo tem como objetivo avaliar a aplicabilidade do software ScenoCalc, utilizado pelo programa europeu de certificação de coletores solares – Solar Keymark, para trinta cidades brasileiras que possuem dados climáticos na base Meteonorm do software TRNSYS. Para tal foram selecionados três coletores genéricos com classificação atual A, B e C na Tabela do INMETRO. O programa calcula a produção de energia pelos coletores solares, em média anual, para diferentes níveis de temperatura do coletor solar. Os resultados para a temperatura de 35 ºC foram confrontados com os valores previstos para a nova classificação do INMETRO, que entra em vigor em julho de 2014. Esses resultados indicam que a adoção de um valor único de produção de energia por coletores solares para todo o país pode dificultar sobremaneira o entendimento dos consumidores finais sobre as especificidades locais do dimensionamento de instalações de aquecimento solar.

Descargas

Biografía del autor/a

Adilson G. Silva Júnior, Centro Universitário UNA

Centro Universitário UNA, Engenharia de Controle e Automação

Filipe Cota, Centro Universitário UNA

Centro Universitário UNA, Engenharia Química

Priscila Coelho, Centro Universitário UNA

Centro Universitário UNA, Engenharia Química

Citas

INMETRO. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA. Portaria nº 301, de 14 de junho de 2012. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/rtac001845.pdf . Acesso em 15 agosto de 2012.

Pereira, E. B.; Martins, F. R.; Abreu, S. L. e Rüther, R. Atlas Brasileiro de Energia Solar. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, Brasil. 2006. Disponível em: http://www.ccst.inpe.br/wp-content/themes/ccst-2.0/pdf/atlas_solar-reduced.pdf. Acesso em 05 de maio de 2012

SCENOCALC versão 4.04. Solar Collector Energy Output Calculator - Program for calculation of annual solar collector energy output. Junho de 2013. Disponível em: http://www.sp.se/en/index/services/solar/ScenoCalc/Sidor/default.aspx. Acesso em 15 de julho de 2013.

TRNSYS 17 - A TRANSIENT SYSTEMS SIMULATION PROGRAM. http://sel.me.wisc.edu/trnsys.

Publicado

2014-04-13

Cómo citar

Silva Júnior, A. G., Cota, F., Coelho, P., Faria, L. P., Pereira, E. M. D., & Silva, L. N. A. da. (2014). METODOLOGIA PARA CÁLCULO DA PRODUÇÃO DE ENERGIA POR COLETORES SOLARES PLANOS. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2083

Número

Sección

Anais