AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA FV CONECTADO À REDE COM USO DE UM MICROINVERSOR
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2094Palavras-chave:
Sistema conectado à rede, Microinversor, Análise Energética, Índices de MéritoResumo
Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica tem como finalidade a conversão da energia solar em energia elétrica. Em função da crescente procura por energias limpas, estão sendo desenvolvidos microinversores para suprir a demanda de uma parcela da população que necessita de uma pequena quantidade de energia e para regiões de difícil acesso onde não há a necessidade de instalações de grande porte. Esse estudo mostra a análise energética de um sistema de geração de energia FV, composto por um módulo e um microinversor conectados à rede elétrica, baseados nos índices de mérito determinados pela Comunidade Econômica Europeia (CEC – Joint Research Centre, 1993, apud Oliveira, 2002). O trabalho foi desenvolvido no âmbito experimental. A análise foi dividida em dias típicos, ensolarado, parcialmente encoberto e encoberto, tendo como objetivo estimar os valores de energia injetada na rede elétrica para cada dia em questão, sabendo também quais foram as principais perdas do sistema e poder estimar o quanto de economia poderia ter uma família de baixa renda cujo consumo energético esteja na faixa dos 100 kWh por mês. Projetando uma economia de aproximadamente 30 %, os valores de energia gerada ficaram de acordo com o esperado, tendo uma maior produção para os dias ensolarados em função da radiação incidente sobre o módulo, em contrapartida, existiram dias encobertos em que o sistema não se conectou.
Downloads
Referências
Dias, J. B., 2006. Instalação Fotovoltaica Conectada à Rede: Estudo Experimental para Otimização do Fator de Dimensionamento, Tese de Doutorado, PROMEC, UFRGS, Porto Alegre.
Enphase Energy, 2012: “M215TM Microinverter”, catálogo do fabricante.
Green, M., 2000. “Power to People”, University of South Wales Academic Press.
JRC - Joint Research Centre – Ispra Establishment., “guidelines for the assessment of photovoltaic plants, Document B, Analysis and presentation of monitoring data, 1995.
LG Eletronics, 2011: “Mono X – LG255S1C”, catálogo do fabricante.
Mayer, D., 1999. “Analyse des performances des Systèmes Photovoltaïques: Recommandation sur le Dimensionnement”, IEA – International Energy Agency, PVPS Task2.
Oliveira, S. H. F., 2002. Geração Distribuída de Eletricidade: Inserção de Edificações Fotovoltaicas Conectadas à Rede no estado de São Paulo, Tese de Doutorado, PIPGE – (EP/FEA/IEE/IF), USP.