SECADOR SOLAR DE EXPOSIÇÃO DIRETA FABRICADO COM SUCATA DE LUMINÁRIA

Autores

  • Luiz Guilherme Meira de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Guilherme Vieira Meira de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Kalionara de Freitas Mota Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Paula Nascimento Batista Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Flávio Anselmo Silva de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2226

Palavras-chave:

Secagem solar, secador de frutas, baixo custo, reutilização de materiais

Resumo

Apresenta-se um secador solar de exposição direta para secagem de alimentos, construído a partir de uma sucata de canaleta para fios elétricos luminária, revestida com placas de EPS. O secador de exposição direta trabalha em regime de circulação natural de ar. Serão apresentados os processos de construção e montagem desse secador que permite a reutilização de materiais, constituindo-se assim uma opção ambientalmente correta de reciclagem. As principais características do secador proposto são seu baixo custo e simples processos de fabricação e montagem. Serão apresentados resultados de testes para secagem de alimentos atestando a viabilidade térmica e econômica do sistema alternativo de secagem solar proposto. Ressalta-se a importância social que tal aplicação representa para minoria populacional excluída, uma vez que o valor agregado a frutas, verduras, leguminosas e outros tipos de alimentos desidratados em relação ao in natura pode representar uma opção de geração de renda. O fruto secado foi o coco seco. A literatura solar de secagem de alimentos não apresenta referência em relação à secagem desse fruto, constituindo-se, portanto, esse estudo em algo inovador. Serão demonstradas as viabilidades térmica e econômica do secador proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Guilherme Meira de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Engenharia Mecânica

Luiz Guilherme Vieira Meira de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Engenharia Mecânica

Maria Kalionara de Freitas Mota, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Engenharia Mecânica

Ana Paula Nascimento Batista Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Engenharia Mecânica

Flávio Anselmo Silva de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Engenharia Mecânica

Referências

Costa, A.R.S., 2003, Utilização de Processo Osmótico, seguido de secagem para a obtenção de tomate parcialmente desidratado, Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia mecânica da UFPB, João Pessoa, Pb.

Costa, A.R.S., 2008. Sistema de secagem solar para frutos e modelagem da secagem de banana em um secador de coluna estática, Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFRN, Natal, RN.

Duffie, J.A., Beckman, W.A., 1991, Solar Engineering of Thermal processes, second edition, New York, John&Sons, & Beckman.

EMBRAPA – 2000, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Tomate para processamento industrial, Brasília, DF.

Fioreze, R., 2003, Princípios da Secagem de Produtos Biológicos. João Pessoa, Editora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Meloni, P.L.S., 2002, Manual de produção de Frutas Desidratadas, Instituto de Desenvolvimento da Fruticultura e Agroindústria – Frutal/ Sindicato dos Produtores de frutas do Estado do Ceará – Sindifruta.

Neto, H. J. L., 2008, Obtenção de tomate seco através do uso de um sistema solar alternativo de baixo custo, Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRN, Natal.

Souza et al, 2007, Obtenção de tomate seco utilizando um sistema de secagem solar construído com materiais alternativos, 8º Congresso Iberoamericano de Engenharia Mecânica, Cusco, Peru

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais