ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE TELHAS FOTOVOLTAICAS EM RELAÇÃO AOS MÓDULOS SOLARES
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1227Palabras clave:
Energia Solar, Células Fotovoltaicas, Telhas FotovoltaicasResumen
Este trabalho tem como objetivo o estudo comparativo de eficiências de duas tecnologias de produção de energia fotovoltaica, instalados em uma mesma localidade na empresa L8 Energy: o painel de células de base cristalina e o filme fino de disseleneto de cobre-índio-gálio (CIGS) embutido em telhas. Visto que são tecnologias em avanço e que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de energia solar, a importância de tal comparação fica ainda mais evidente, tanto para projetos futuros de desenvolvimento, quanto para as escolhas nos projetos de implementação de energia fotovoltaica. Para a realização da pesquisa foi levantado um panorama geral na literatura sobre as tecnologias, seguido pela coleta de dados de produção de energia e avaliação e comparação destes por meio do emprego de índices de mérito. O cálculo de payback foi realizado com base nos principais custos e tarifas de manutenção de energia elétrica e as tarifas vigentes. A discussão dos resultados traz uma vantagem na implementação de telhas fotovoltaicas em relação ao sistema de painéis fotovoltaicos.
Descargas
Citas
Benedito, R. S. 2009. Caracterização da geração distribuída de eletricidade por meio de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, no Brasil, sob os aspectos técnico, econômico e regulatório. Dissertação (Mestrado em Energia) - Energia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Nascimento, C. A. 2004. Princípio de Funcionamento da Célula Fotovoltaica. Lavras, Minas Gerais - Brasil.
Nogueira, F., Paiva, D., Resende, C. 2013. A tecnologia solar fotovoltaica de película final. Afinal, como estamos? Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Oliveira, R. D. et al. 2019. Viabilidade técnica e econômica de telhas fotovoltaicas aplicadas a uma residência unifamiliar em Belo Horizonte-MG. Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído. João Pessoa.
Pagliaro, M., Palmisano, G., Ciriminna, R. 2008. Flexible solar cells.
Ramanujam, J et al. 2019. Flexible CIGS, CdTe and a-Si:H based thin film solar cells: A review. Progress in Materials Science.
Ruivo, J. E. S. S. 2014. Estado da Arte e Perspetivas Futuras. Dissertação para obtenção do Grau em Engenharia Eletromecânica. Universidade da Beira Interior. Covilhã.
Sganzerla, L. M. B. 2018. Análise Dos Índices De Mérito De Sistemas Fotovoltaicos Conectados À Rede Em Curitiba. 78 pág. Monografia (Especialização em Energias Renováveis) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba.